0

Histórico


Zé Alfredo, nosso grande apoiador
A EPC Umirim surgiu em 2007, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas). O corpo docente era formado por um grupo de universitários das localidades de Pentecoste que facilitavam as disciplinas juntamente com outros universitários de Umirim. A metodologia utilizada era a aprendizagem cooperativa, através da formação de grupos de estudo. No final de 2008, tivemos como resultados quatro aprovações, um estudante para o curso de física na UFC (Universidade Federal do Ceará) e três para o curso de pedagogia na UECE (Universidade Estadual do Ceará).

Grupo que não desistiu e semeou a metodologia precista
Em 2009, a Prefeitura resolveu retirar seu apoio, junto ao grupo, mas oito jovens resolveram regar a semente plantada no PRECE, se reunindo todas as noites para estudar em uma residência de um dos integrantes, coletando uma e outra informação, trocando conhecimentos entre si e partilhando do pouco que sabiam, tínhamos um grande apoio e incentivador José de Paula, mas conhecido como Sr. Alfredo, que foi nosso facilitador em 2008 e agora nos ajudava com livros e informações. Tivemos nesse ano duas aprovações.

Muitos jovens nos procuravam para se integrar no grupo, mas devido o espaço que estudávamos ser bastante pequeno, não acomodava mais ninguém, então em 2010, resolvemos nos reunir e dividir as disciplinas entre si, onde cada um facilitava a matéria que mais tinha afinidade, procuramos um espaço maior, onde pudesse acolher mais jovens que almejassem ingressar em uma universidade, com bastante esforço conseguimos o espaço e recebemos doações de cadeiras e um quadro branco. Atualmente são 24 graduandos e 03 graduados. Em 2013 o grupo se tornou uma associação registrada e busca como metas para esse ano, começar a construir seu espaço próprio e melhorá a divulgação da Escola.

0 comentários:

Postar um comentário